CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Campeões da Copa do Brasil na Libertadores

Vinícius Marcelo

Após a derrota do Sport para o Palmeiras, parei para analisar todos os campeões da Copa do Brasil, e sua respectiva campanha na Taça Libertadores da América, e percebi que em 20 anos desse torneio nacional, muito visado por “grandes e pequenos” clubes, apenas em 3 circunstâncias, o campeão conseguiu conquistar a América. Sendo o Grêmio 94 / 93, Cruzeiro 96 / 97 e o Palmeiras em 98 / 99. Tendo em vista que os times batalham tanto para conseguir a vaga ao torneio internacional pelo caminho mais curto, e após conseguirem a vaga, e ser o time com mais tempo a se preparar para a Libertadores, cerca de 8 meses, qual o motivo dos times não conseguirem chegar tão longe na competição ou até mesmo levantar o caneco?

Em relação ao Sport, será que times “pequenos” realmente têm condições de disputar um campeonato deste nível, (levando em conta que foi eliminado pelo palmeiras, que se classificou nos últimos minutos, e não vem fazendo boa campanha no torneio). Vejamos os últimos campeões da Copa do Brasil:
Fluminense = Vice Campeão 
Flamengo = Eliminado nas Oitavas
Paulista = Não se classificou para as oitavas
Santo André = Não se classificou para as oitavas
Cruzeiro = Eliminado nas oitavas
Corinthians = Eliminado nas oitavas
Grêmio = Eliminado na semi final
Cruzeiro = Eliminado nas Quartas
Juventude = Não se classificou para as oitavas

Ou seja, mesmo sendo os times que têm mais tempo para se preparem para a disputa da Taça Libertadores da América, em apenas 3 ocasiões o campeão da Copa do Brasil conseguiu erguer a Taça de Campeão da América, e em 1 vez foi finalista e outra semi. Portanto, após a conquista da Copa do Brasil podemos dizer que os times não se preparam o adequado para a disputa do próximo torneio no ano seguinte. O último exemplo foi o Sport do Recife, eliminado pelo Palmeiras.
E segue a Tradição, NUNCA um time brasileiro considerado pequeno, conseguiu ser campeão da Taça Libertadores da América. Apenas São Paulo (3), Cruzeiro, Santos e Grêmio (2), Flamengo, Palmeiras, Vasco e Internacional (1).

6 comentários:

João Felippe F. disse...

Mas a história está ai para ser quebrada.
Vamos encarar nosso mini Carioca e ano que vem vocês vão ver.

_x_Vinícius_x_ disse...

Sim, mas acontece que quando um time ganha a libertadores, não começa a se preocupar logo com a Libertadores...

Anderson Ferreira disse...

Esperamos que vcs subam pelo brasileirão mesmo... é mais DIGNO srrsrsrsrs

João Felippe F. disse...

subam??

Digno?

Giga disse...

subir pra onde?
mas será que nao seria meio obvio a causa pela qual os times pequenos não sobem?

fikadik

Anderson Ferreira disse...

Quando eu falo SUBAM é no sentido de ir a um grau mais elevado... ou seja... estar nos primeiros lugares do brasileirão para SUBIR à libertadores...