CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Eis a questão.

Por Luiz Gustavo Ribeirão.

Talvez seja um regresso ou um aprendizado para o futebol, pois se analisarmos o atual calendário brasileiro comparando-o com a situação de dez anos atrás, parece meio exagerada a dita necessidade que os times tem de poupar tantos jogadores titulares. O jornal Folha de São Paulo de hoje compara o atual time do Corinthians com o de 1999. Até o dia 15 de maio de 1999 o Corinthians havia feito 35 partidas, em 2009 foram 29. Vampeta, na época um jogador importante na equipe, nesse período havia jogado 32 partidas enquanto o jogador de linha do atual elenco que mais entrou em campo foi André Santos, com 25 atuações. Mesmo com a tecnologia na medicina esportiva tendo evoluido bastante de 1999 para cá e os clubes inclusive, em seus departamentos de fisiologia, conseguindo até prever antecipadamente certos tipos de contusões musculares.
O que eu sinto é mais um medo dos treinadores em colocar seus principais jogadores com receio de, em situações de jogo, contundirem-se. Mas não será um risco maior para o time começar um campeonato importante como o brasileiro sem seus principais nomes e perder pontos que farão falta no decorrer da temporada? É diferente você poupar o Ronaldo, 32 anos e três cirurgias no joelho, e poupar o Elias, que com 23 anos está no auge do condicionamento físico. Então, acho que se deve pensar muito bem na montagem do time corinthiano que enfrentará o Botafogo no próximo domingo no Rio de Janeiro. Mano Menezes não deve repetir o que fez contra o Internacional na primeira rodada do campeonato, quando colocou em campo somente um jogador titular de linha e acabou perdendo a partida, mas com certeza deixará titulares de fora. Em minha modesta opinião se não estiverem com nenhum problema, Felipe, Alessandro, Chicão, André Santos, Cristian, Elias, Jorge Henrique, Douglas e Dentinho devem jogar. Pouparia apenas os mais velhos do time para o jogo decisivo contra o Fluminense quarta que vem.
Em 1999 o Corinthians foi campeão paulista e brasileiro, com um time que marcou história e que para mim foi o melhor que vi jogar, o que não seria nada mal se voltasse a acontecer em 2009. O paulistão ja foi vencido, agora estão em disputa dois títulos nacionais. Qual você prefere?

PS: Acabei de ler que o Acosta foi emprestado ao Nautico Capiberibe. Boa sorte ao Lula Molusco.

3 comentários:

Giga disse...

Paulista? Ainda não me entra n cabeça como palmeiras e são paulo não bateram o Corinthians no Paulista.

Copa Brasil e Brasileirão?
Agora é campeonato de peixe grande. Apesar de ter um elenco que se destaca, Corinthians ainda não tem capacidade para tal.

Quem sabe molhando a mão de alguns juízes.....

Giga disse...

e não apaga meu comentário lu! ou apaga sei la! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Luciano Bosco disse...

Pois é, a cada ano que passa, o futebol vira um ciencia mais exata, jogadores que aguentam até determinado minuto de jogo, tem que ter certos dias para descanso na piscina e depois na hidro. Não vou nem perguntar se os craques que marcarma histórias tinham tais preparos.

Com relação ao Acosta, poxa vida, foi pouco aproveitado hein, num time q tem lugar pro Souza, porque não acolher o uruguaio?